Como o gerenciamento de facilities colabora com as empresas?
O cuidado com facilities é uma grande preocupação de todo bom gestor. Esse cuidado engloba o conjunto de serviços necessários para o bom funcionamento e manutenção adequada da infraestrutura de uma empresa ou instituição, como limpeza, manutenção predial, segurança, jardinagem, fornecimento de energia, controle de acesso, entre outros, em espaços dos mais diversos, como fábricas, escritórios, lojas, centros de distribuição, clínicas ou mesmo salas de aula. O gerenciamento de facilities é a coordenação e supervisão desses serviços, garantindo que todas as necessidades para o funcionamento do dia a dia sejam atendidas de maneira eficiente e eficaz.
Um dado relevante sobre é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela International Facility Management Association (IFMA), organizações que investem em um gerenciamento de facilities podem alcançar uma economia de custos de até 20%. Isso ocorre devido à otimização de processos, à redução de desperdícios, à negociação de contratos mais vantajosos e à utilização estratégica dos recursos disponíveis.
Portanto, investir em uma gestão de facilities bem estruturada não apenas melhora a eficiência operacional, mas também traz benefícios financeiros significativos. E esse investimento, muitas vezes significa terceirizar a gestão para que ela possa ser realizada por uma empresa com expertise no assunto.
Para auxiliar no pensamento de como a terceirização permite que a empresa foque em seu core business, ou seja, nas atividades essenciais que agregam valor e impulsionam o crescimento, deixando a gestão de facilities nas mãos de especialistas, como a Elofort, que podem garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados à um menor custo.
Abaixo, entenda melhor sobre a relevância da terceirização do gerenciamento de facilities.
Como realizar o gerenciamento de facilities mais eficiente?
As atividades relacionadas a facilities desempenham um papel fundamental na melhoria dos processos. A terceirização desses serviços é a opção mais vantajosa, pois além de ajudar no controle de custos, também garante que o trabalho seja realizado por uma empresa com expertise na área e que possui profissionais qualificados, certificados de qualidade, equipamentos e insumos adequados para cada necessidade, sem que a empresa precise fazer uma série de investimentos que não estão relacionados com sua atividade central.
No entanto, é imprescindível que haja uma integração eficiente das atividades, para que todas as áreas recebam as mesmas ações com os mesmos padrões de qualidade exigidos. Por isso, o ideal é que seja feito um gerenciamento multidisciplinar que integre todos os serviços necessários para a gestão de facilities.
Como o gerenciamento de facilities colabora com as empresas?
Uma das principais contribuições do gerenciamento de facilities é a otimização de recursos e a redução de custos. Ao centralizar a gestão de serviços como limpeza e manutenção, segurança e jardinagem, as empresas podem obter economias de escala, reduzindo gastos desnecessários e maximizando a eficiência. Além disso, a escolha da melhor estratégia para cada cliente e o gerenciamento adequado de contratos e fornecedores pode resultar em melhores negociações e vantagens financeiras.
Essa gestão visa criar um ambiente propício ao trabalho, garantindo que as instalações estejam em bom estado de conservação e funcionamento, e os serviços sejam adequados para atender às necessidades dos funcionários e clientes. Isso contribui para a manutenção geral dos ativos, a segurança e satisfação de todos o que se reflete na redução do estresse e no aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores e na fidelização dos clientes.
Outro ponto é o aperfeiçoamento da eficiência operacional. Concentrar todo o gerenciamento das infraestruturas essenciais resulta em uma redução de custos significativa, uma vez que a padronização, a terceirização estratégica e a otimização de processos permitem uma alocação mais eficiente de recursos financeiros e humanos.
Quanto às medidas de segurança, como controle de acesso, monitoramento de câmeras, sistemas de alarme e planos de emergência, que também fazem parte do gerenciamento de facilities, ajudam a minimizar riscos, proteger ativos e garantir a integridade dos colaboradores.
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A Elofort oferece soluções integradas na medida das necessidades dos clientes, reduzindo custo e simplificando o gerenciamento de facilities, através da centralização dos serviços em um único fornecedor.
Há mais de 20 anos no mercado e com presença em todo o território nacional, a Elofort investe em práticas inovadoras, como atendimento compartilhado, cobertura de faltas e mesa de operações para acompanhamento em tempo real de todos os colaboradores.
A Elofort possui certificações de qualidade de padrão internacional e faz parte do grupo Outsourcing Inc., multinacional japonesa listada na bolsa de valores de Tóquio, o que garante o alto nível das nossas práticas de governança corporativa e compliance e uma estrutura econômica e financeira robusta, fazendo com que a Elofort seja uma opção segura para a terceirização de serviços .
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