Gestão compartilhada: A necessidade imediata da descentralização de processos empresariais
Cada vez mais as empresas têm adotado o sistema na qual a tomada de decisão deixa de estar centralizada nas mãos do líder e os funcionários passam a ter voz ativa, dando sugestões e contribuindo para o direcionamento das ações empresariais.
A gestão compartilhada é uma forma administrativa no qual todos pensam estrategicamente e em conjunto. Tal modelo é o contrário do tradicional sistema vertical, praticado pela maioria das empresas. Neste sistema existe uma hierarquia definida e rígida entre chefes e subordinados, com a gestão centralizada e burocrática.
Os requisitos para a gestão compartilhada são agilidade, maior motivação e produtividade. Mas para isso todos os funcionários devem ter uma percepção ampla do negócio.
Cuidados para a melhor prática da gestão descentralizada
- Excesso de discussões dispersas e pouco objetivas
- Trabalho deve ser guiado por objetivos claros
- Os papéis precisam ser bem definidos para cada função desenvolvida
Benefícios
- Resolução de problemas acontece de forma mais orgânicas e ágil
- Funcionários mais motivados
- Sentimento de que todos pertencem à organização
- Locais de trabalho mais dinâmicos
- Maior interação entre os profissionais.
- Propicia o surgimento de novas ideias.
Se a sua empresa precisa de inovação esta pode ser a saída! No nosso blog você encontra mais artigos como este, que podem contribuir com a gestão de seus negócios.
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