A Indústria 5.0 e suas adequações necessárias para a área de manutenção
A revolução da Indústria 5.0 mudou a forma de relação entre as tecnologias e o ser humano, trazendo novos processos que auxiliam a área de manutenção das organizações. Além de apresentar benefícios como a otimização de custos ao utilizar menos recursos e conseguir obter mais lucro. Isso acontece porque o processo de tomada de decisões passou a ser mais assertivo com a união homem e máquina.
Evolução da indústria 5.0
Os avanços tecnológicos não influenciam somente a vida cotidiana das pessoas. As empresas, desde a primeira Revolução Industrial, também têm adaptado seus processos a esta nova realidade.
A indústria 4.0, em 2011, introduziu a robótica no meio industrial e agora a indústria 5.0 assume que o progresso em potencial é resultado da colaboração entre humanos, máquinas e a sustentabilidade.
O foco está na capacidade do ser humano de fazer planejamentos e elaborar projetos complexos, permitindo a criação de soluções mais eficientes e personalizadas. Habilidades estas que nenhum software ainda possui.
Mas como isso pode ajudar na área de manutenção?
A principal contribuição da indústria 5.0 para a área está na otimização de processos ao prezar pelas manutenções preditivas, evitando as corretivas. Antigamente a manutenção de uma máquina ocorria após ela antes apresentar defeito, diferente da atualidade que a manutenção é feita antes de ocorrer o problema. Isso é possível somente a partir de uma equipe de manutenção dentro da empresa envolvida no processo de engenharia de manutenção, aliada aos processos já automatizados.
A indústria 5.0 possibilitou a formação de empregos de maior valor, como especialistas na área e aqueles que possuem conhecimentos em robótica e inteligência artificial.
Além disso, apresenta outros benefícios como a utilização das tecnologias para a promoção de políticas sustentáveis, protegendo o meio ambiente a partir da gestão empresarial em conjunto com a diminuição de resíduos gerados.
A indústria 5.0 também permitiu um grau maior de personalização para atender os clientes, processo que não é possível apenas com a tecnologia. As equipes podem usar suas ideias próprias e para isso contam com a ajuda de softwares que otimizam e automatizam os processos de manutenção.
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