Para onde a gestão de manutenção e Facilities está apontada no pós-pandemia?

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A pandemia resultou em diversas mudanças na sociedade. Na gestão de manutenção de facilities não foi diferente. Nos próximos anos a área enfrentará um processo de recuperação e readaptação devido a crise e as transformações digitais.  

A tecnologia como aliada

Uma das grandes tendências é o uso da tecnologia, seja para o armazenamento de informações e dados, ou mesmo para evitar problemas de infraestrutura e equipamentos a partir de manutenção preventivas por meio da inteligência artificial. Ou ainda a integração entre máquinas por meio da internet e comunicação. Com o trabalho à distância e com a pandemia, a tecnologia foi e continuará sendo uma grande aliada, com a melhor comunicação entre pessoas e departamentos.

Preocupação com a sustentabilidade

Na pandemia da Covid-19 os olhares também se voltaram à questão da sustentabilidade, visto que a falta de cuidados com o ambiente prejudicam o trabalho e os negócios.

Valorização do ser humano

Diante de tantas perdas humanas causadas pela Covid-19 as pessoas passaram a ser mais valorizadas a partir de ações de valorização da saúde e bem-estar.

Na Elofort todas as alterações e tendência pós pandemia são avaliadas como forma de oferecer o melhor serviço e suporte às empresas na retomada ou readequação das atividades. Seja pela tecnologia, valorização do ser humano ou do meio ambiente. Criar condições de manutenção de facilities ficará muito mais fácil com a nossa ajuda.

Um Check List completo para ganhar mais eficiência através da Gestão de Facilities

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Gestor de Facilities pode gerar mais eficiência para sua empresa. Por isso é uma área que tem crescido cada vez mais e ajudando empresas a obterem melhores resultados. Quer saber como isso é possível?

Facilities, serviços de suporte à atuação principal e objetivo fim de uma empresa, traz muito mais facilidade ao dia a dia do trabalho.

Uma empresa pode conseguir mais eficiência terceirizando certos serviços e tendo mais tempo para se dedicar àquilo que realmente gera lucro, e por sua vez os serviços secundários serão melhores realizados por pessoas especializadas. Mas a boa gestão dessa ferramenta também é essencial:

  • Conheça a organização a partir de uma mapeamento de riscos
  • Realize um plano de ação levando em conta o conhecimento sobre a empresa
  • Tome decisões com a diretoria e verifique melhores metodologias de gestão
  • Use as tecnologias a favor dos negócios
  • Aposte em ferramentas como forma de controle de atividades e materiais.
  • Compartilhe a cultura organizacional em toda a organização e para todos os colaboradores

O resultado de uma boa gestão de facilities é menor desperdício, menos erros e retrabalho, além de evitar imprevistos. Ou seja, menos custo e mais eficiência.

Venha saber o que podemos te ajudar na questão de facilites da sua empresa, acesse agora: https://elofort.com.br/servicos/facilities/

Planejamento da Manutenção de Estoques

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Pontos essenciais para serem avaliados

Parece algo simples, mas o gerenciamento de estoque demanda muita responsabilidade e planejamento, ainda mais quando há necessidade de manutenção de equipamentos.

Esse processo repercute nos próprios resultados da empresa, pois está ligado a todos os departamentos e nos custos devido a queda de produção ou falta de recursos.

Mas quais fatores devem ser avaliados em um processo de planejamento?

  • As vantagens e custos entre ressuprimento ou armazenagem 
  • Necessidade do espaço físico
  • A segurança como forma de evitar perdas e prejuízos
  • As necessidades de consumo
  • A análise referencial de registros antigos e vida útil de equipamentos
  • O cuidado com a manutenção corretiva

As empresas de facilities são especializadas na gestão e manutenção de processos empresariais como estoque. E um bom trabalho nesta área garante menores custos e mais lucros.

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Manutenção de Centros de Distribuição

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Caminhos para melhorar o fluxo de produtos, otimizar o atendimento e tornar a empresa mais competitiva

Um centro de distribuição e seu bom funcionamento é tão importante quanto os demais processos de uma organização. Sua função é melhorar o fluxo de produtos, otimizar o atendimento e tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Mas para isso é necessário que ele seja organizado e realize suas funções adequadamente. Para isso, separamos algumas dicas!

  • Inclua a realização de inventários na rotina de sua empresa. Eles permitem visualizar o quanto antes o que não está dando certo e o motivo. Isso reduz as perdas e permite a tomada de decisões mais seguras e rápidas.
  • Automatize os processos alinhando tecnologia a maior produtividade, redução dos custos e maior lucro. Para a área de centros de distribuição existem vários sistemas e ferramentas importantes e úteis.
  • Planeje, estabeleça metas, execute e avalie. Este é um processo que garante muitos benefícios, principalmente na resolução de problemas.
  • Avaliação de desempenho, análise do Layout do local, fazer alianças e aliados, estabelecer rotinas e adotar ferramentas de controle são mais exemplos de medidas que devem existir em um centro de distribuição.

Se você tem uma empresa e não sabe por onde começar, investir na contratação de serviços de facilities é uma ótimo negócio.

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Apenas a redução do custo é relevante no momento de contratar uma empresa de Facilities?

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A redução de custos é uma das vantagens buscadas ao contratar empresas de Facilities. Mas saiba que não é só neste ponto que deve ser observado na hora contratar uma empresa Facility.

Antes de tudo é importante entender que uma empresa Facility oferece mão de obra sobre determinados serviços ligados à infraestrutura como limpeza, manutenção e portaria, por exemplo. Estas atividades ajudam as organizações a conseguirem focar nas suas atividades principais.

Agora vamos direto ao ponto!

É importante se atentar a certos pontos para reduzir os custo ao contratar uma Facilitie:

  • Avaliar a sua empresa e ver o que pode ser terceirizado: O primeiro passo é analisar os processos se sua empresa e avaliar em quais serviços um sistema de facilities poderia ser vantajoso.
  • Pesquise e avalie as empresas disponíveis no mercado: Existem várias empresas disponíveis, por isso a avaliação deve ser minuciosa acerca de qual delas atende melhor às necessidades de sua empresa.
  • Negocie sobre os custos, serviços e responsabilidade: A negociação não deve ser realizada somente sobre os custos, mas também sobre a quantidade e qualidade dos serviços oferecidos, o que está ou não incluso. Da mesma forma que deve estar acordado as responsabilidades tanto do contratante como da empresa contratada para que não haja posteriores desentendimentos.

O próximo passo é a escolha da empresa, mas antes avalie sua situação jurídica, busque referências e certifique sua credibilidade. Outro ponto fundamental é analisar a importância que ela atribui ao bem-estar e segurança dos colaboradores, bem como se os seus direitos são assegurados.

E por último, se atente a todos os serviços que serão oferecidos pela contratada, coloque tudo no papel e realize um contrato com todas as especificações e dados do acordo.

Como deixar os processos mais transparentes podem reduzir os custos de sua operação?

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Processos burocráticos podem diminuir a qualidade dos serviços e gerar retrabalho, afetando a produtividade da empresa. Isso porque causam demora e por serem confusos acabam ocasionando erros e consequente retrabalho e diminuição da qualidade dos serviços. 

Outra repercussão negativa é a sobrecarga e desmotivação dos colaboradores. Assim, da perda de tempo, a atividade principal da empresa acaba sendo afetada. 

Mas é possível reduzir os custos de operações! Sabe como isso é possível?

Deixando os processos mais transparentes e claros. Para isso:

  • Inove nos processos.
  • Adote ferramentas de organização.
  • Crie cronogramas das atividades.
  • Utilize softwares.

Isso garantirá a otimização de processos, a realização mais eficaz dos serviços, com redução de falhas, entrega dentro do prazo e principalmente a redução de custos.

A transparência também está na melhor comunicação entre as pessoas da equipe e os setores envolvidos, o que proporciona mais controle sobre os processos e mais eficiência na realização de tarefas, estas que serão realizadas melhor e em menos tempo. 

Uma boa comunicação evita ruídos e desentendimentos, interligando os setores e melhorando o fluxo de informações e trabalho. Os colaboradores também sentem-se mais motivados ao participar de forma mais ativa.

A tecnologia também é outro suporte na otimização da gestão ao colaborar com o gestor na hora de conduzir seus processos internos e conduzir o pessoal.

Além de melhorar a comunicação com os colaboradores, os processos de manutenções ocorrem de forma mais orgânica e sem demandar grande quantidade de tempo.Outro benefício é monitorar os fluxos de trabalho, identificar gastos excessivos e possíveis gargalos. 

Também seja transparente com seus fornecedores, negocie valores e serviços e se necessário busque outras oportunidades. Da mesma forma que a revisão com as empresas terceirizadas também são necessárias. Avalie se ela cumpre o prometido, se importa com os funcionários, fornece a eles capacitações regularmente e acompanha as mudanças de mercado.

Com essas mudanças a qualidade do serviço e produtividade da sua empresa serão maiores, e o melhor de tudo? Gastando menos tempo, menos recursos desnecessários e evitando corretivas.