Redução de custos em Facilities: Quais são os pontos essenciais que não podem ficar de fora?

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Um dos desafios enfrentados pela maioria dos gestores organizacionais é a otimização de recursos e a busca por maior eficiência econômica. Mas saiba que isso é possível!

E a resposta está na terceirização dos serviços. Esta medida é cada vez mais adotada por empresas, inclusive em pequenas e médias. Nada de perder tempo com serviços que não são a especialidade fim das organizações, que voltam suas ações e atenção na sua atividade principal (serviço ou produto oferecidos)

As Facilities propiciam as estruturas tanto físicas como de bem-estar adequadas para que os funcionários possam realizar um bom trabalho. Estes fatores resultam no aumento de produtividade e consequente lucro.

Além da terceirização no ambiente físico existem práticas que podem auxiliar na redução de gastos.

  • Economia de energia elétrica a partir de melhores práticas e conscientização colaboradores,
  • Controle da iluminação noturna, deixando acessa apenas as que estão localizadas em pontos estratégicos como entradas, saídas e as que necessitam de maior segurança.
  • Instalação de automatizadores de iluminação e sensores de movimento
  • Redução do desperdício de água com a instalação de torneiras com sensores ou as acionadas por pressão.
  • Implantação de sistemas de ventilação no lugar do uso frequente de aparelhos de ar-condicionado.
  • Substituição do sistema de refrigeração à água por uma torre de resfriamento.
  • Revise o contrato de aluguel e avalie a possibilidade diminuir o valor ou mudar de local
  • Use a tecnologia a  seu favor, otimizando processos, atividades e inclusive como forma de controle dos gastos e desperdícios.

Aliado a mudanças estruturais é necessário a colaboração e conscientização dos colaboradores para que as economias realmente ocorram. Desta forma invista na comunicação da equipe, podendo estabelecer metas.

A otimização do espaço de trabalho além de integrar a equipe também contribui para reduzir custos, porque quanto mais ambientes, mais energia será gasta e a demanda de limpeza também será maior.

Outro ponto que não pode ficar de fora é a escolha de uma empresa confiável, que preze pela qualidade e profissionalismo. 

O que é um Facility Manager e o que pode trazer benefícios para sua empresa?

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O Facility Manager é o suporte para o funcionamento das organizações e traz muitos benefícios para sua empresa, sendo o principal a redução de custos. Uma das formas é a partir da terceirização dos serviços.

Antes de aprofundar sobre o assunto, você sabe o que é um Facility?

Facilities são os serviços de infraestrutura que dão suporte ao funcionamento de uma empresa, os conhecidos serviços gerais, que incluem a limpeza, segurança e manutenção.

Esses serviços são geralmente terceirizados justamente como forma de redução de custos organizacionais. Isso porque a empresa de facilities é responsável pelos profissionais que trabalharão na sua empresa. 

Desta forma, você não precisará se preocupar com treinamento e recrutamento de pessoal, além de evitar os desperdícios causados por funcionários não especializados ou ainda em fase de aprendizagem .

Os principais benefícios são:

  • Maior produtividade
  • Impacto nas pessoas
  • Atenuação de riscos
  • Criação de identidade
  • Redução de custos
  • Aumento de qualidade

Além destes, o Facility Manager também pode contribuir com sua empresa em outros aspectos, como:

  • A redução de conflitos entre as pessoas
  • Serviços mais integrados e melhor coordenados
  • Maior eficiência e qualidade
  • Processos mais flexíveis e adaptáveis
  • Transparência 
  • Informações mais transparentes
  • Melhor organização das responsabilidades

Outro aspecto importante é está na melhor comunicação, que se torna mais clara, facilitando o desempenho dos serviços e diminuindo custos. Tudo isso repercute na melhor imagem organizacional e consequentemente na reputação da empresa.

Core Business: Focar para crescer

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A tomada de decisões corretas e o desenvolvimento de atividades estratégicas é o que garante o sucesso do seu negócio. O Core Business da empresa é um ponto fundamental neste processo.

Mas você sabe o que é isso?

Core Business é o foco de atuação da empresa, o negócio principal. Ou seja, o que ela faz e quais serviços e produtos são oferecidos. É o motivo de sua existência e por esta razão deve ser o guia de todas as ações e estratégias de negócios.

Neste artigo listamos as definições importantes que o Core Business envolve.

  • Missão, visão e valores,
  • Plano de ação
  • Avaliação de pontos fortes e fracos
  • Estratégias de atuação
  • Público-alvo
  • Canais de venda
  • Clientes importantes
  • Recursos disponíveis
  • Situação mercadológica
  • Diferenciais em relação a concorrência 

Ao conhecer estes pontos a empresa terá mais autonomia e confiança na assertividade de suas decisões. E consequentemente maior produtividade e crescimento.

Como definir o Core Business

Parece fácil, mas definir seu foco não é tão simples assim. Você até pode saber o que sua empresa é, como trabalha, o que busca e seu padrão de atuação. Mas definir seu Core Business vai bem além disso.

Para isso é preciso de ação. Após entender a situação atual do seu negócio, conferir o que está sendo realizado no momento e os planejamentos futuros é necessário criar estratégias de negócio. Aqui está o diferencial!

Um dos primeiros passos para isso, de forma clara, é dar mais atenção a sua atividade principal e terceirizar as demais. Assim não perde tempo nem recursos com áreas que não estão ligadas a sua, como exemplo os serviços de portaria, limpeza, distribuição ou entregas. 

Essa tática atualmente é comum até mesmo em pequenos negócios, não só em fábricas e grandes empresas. A terceirização permite que estes trabalhos sejam realizados por pessoas especializadas na área.

Então avalie o que pode ser terceirizado na sua organização. Assim conseguirá voltar seus esforços de forma muito mais enfática naquilo que sua empresa faz de melhor.

Adeque-se

Para o crescimento dos negócios é necessário que a empresa avalie suas necessidades e tenha suporte para que possa crescer. Aumentar a capacidade tecnológica ou investir em maquinário são um exemplo do que pode ser feito. 

A produção deve sempre acompanhar as demandas de trabalho. Mas se estas necessidades foram periódicas ou sazonais a terceirização mais uma vez é a saída. Assim não será necessário investir em todo maquinário e suporte de crescimento quando os mesmos forem ociosos ou não dar retorno em certo período de tempo. Assim é possível reduzir custos, usando-o para as ações estratégicas do seu Core Business.

Você já definiu o Core Business de sua empresa? 

Gestão compartilhada: A necessidade imediata da descentralização de processos empresariais

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Cada vez mais as empresas têm adotado o sistema na qual a tomada de decisão deixa de estar centralizada nas mãos do líder e os funcionários passam a ter voz ativa, dando sugestões e contribuindo para o direcionamento das ações empresariais.

A gestão compartilhada é uma forma administrativa no qual todos pensam estrategicamente e em conjunto. Tal modelo é o contrário do tradicional sistema vertical, praticado pela maioria das empresas. Neste sistema existe uma hierarquia definida e rígida entre chefes e subordinados, com a gestão centralizada e burocrática.

Os requisitos para a gestão compartilhada são agilidade, maior motivação e produtividade. Mas para isso todos os funcionários devem ter uma percepção ampla do negócio.

Cuidados para a melhor prática da gestão descentralizada

  • Excesso de discussões dispersas e pouco objetivas
  • Trabalho deve ser guiado por objetivos claros 
  • Os papéis precisam ser bem definidos para cada função desenvolvida

Benefícios

  • Resolução de problemas acontece de forma mais orgânicas e ágil
  • Funcionários mais motivados
  • Sentimento de que todos pertencem à organização
  • Locais de trabalho mais dinâmicos 
  • Maior interação entre os profissionais.
  • Propicia o surgimento de novas ideias.

Se a sua empresa precisa de inovação esta pode ser a saída! No nosso blog você encontra mais artigos como este, que podem contribuir com a gestão de seus negócios.

O Benchmarking: Sua empresa pensando além de suas limitações

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Muitas empresas apoiam seus processos inovadores e mudanças com base em observações de desempenhos da concorrência. Tal prática é conhecida como Benchmarking, que pode ser traduzida como “ponto de referência”.

Tal prática consiste na busca em observar práticas do mercado como forma de se posicionar de forma competitiva, incorporando atitudes positivas ou aperfeiçoando seus processos.

Na prática os gestores realizam pesquisas e comparam a sua empresa nas suas mais variadas práticas à concorrência, absorvendo aquilo que pode ser positivo.

Isso não é imitação?

Na realidade o que acontece é a adoção ou mudança de práticas, que são adequadas a cada tipo de empresa, levando em consideração seus aspectos próprios.

Os Benchmarking são classificados em 4 tipos:

  • Benchmarking interno: se preocupa em melhorar práticas próprias da empresa. 
  • Benchmarking competitivo: análise da concorrência com vista à superação. 
  • Benchmarking funcional: Comparação do processo de trabalho entre organizações.
  • Benchmarking de cooperação: quando empresas compartilham suas informações umas com as outras. Ou ainda quando uma organização de referência permite que as outras aprendam com ela.

Esta prática é uma estratégia que permite às empresas pensarem além de suas limitações e assim conseguir alcançar crescimento, melhores resultados e se posicionar no mercado.

Gestores e seus desafios para administração empresarial em um mundo conectado e volátil

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Administrar uma empresa não é tarefa fácil! Os gestores enfrentam muitos desafios diariamente, ainda mais com a volatilidade gerada pelas tecnologias e o mundo globalizado. A adaptação a novas realidades e processos pode ser a chave para a eficácia de um bom processo administrativo, ainda mais em época de pandemia.

Muitas pessoas perderam seus empregos e precisaram se adaptar à nova realidade. Segundo informações do Governo Federal, pelo Portal do Empreendedor de 2020, em março do ano passado eram 9.818.993 MEI’s registrados no Brasil. Em dezembro, os registros alcançaram o número de 11.316.853 registros. O crescimento foi de 13,23%.

Mas o que era uma forma de sustento pode crescer e tornar-se um grande empreendimento. É neste ponto que o empresário se depara com a necessidade dde geri uma empresa, muitas vezes sem estar esperando por isso.

Da mesma forma que o contrário pode acontecer e empreendedores bem sucedidos não conseguirem se adaptar às exigências de mercado. Possíveis alternativas para estes gestores são:

– Realizar especializações, cursos e treinamento

– Se espelhar em pessoas e ideias inovadoras

Já para as empresas, existem métodos para alcançar melhores resultados em meio ao mundo conectado pelas novas tecnologias e em constante mudanças.

– Criar novos produtos, serviços

– Adaptar ou mudar a forma de gestão

– Inovar no que precisa de melhoras

– Atualizar-se em relação ao mercado

– Adaptar os produtos e serviços

– Deixar para trás concepções ultrapassadas

Isso garantirá sua manutenção no mercado ou ainda ser o ponto chave para seu crescimento. Mas para isso é necessário não só o conhecimento, mas muita dedicação para manter o empreendimento em funcionando e gerando bons resultados.