Core Business: Focar para crescer

Tempo de leitura: 2 minutos

A tomada de decisões corretas e o desenvolvimento de atividades estratégicas é o que garante o sucesso do seu negócio. O Core Business da empresa é um ponto fundamental neste processo.

Mas você sabe o que é isso?

Core Business é o foco de atuação da empresa, o negócio principal. Ou seja, o que ela faz e quais serviços e produtos são oferecidos. É o motivo de sua existência e por esta razão deve ser o guia de todas as ações e estratégias de negócios.

Neste artigo listamos as definições importantes que o Core Business envolve.

  • Missão, visão e valores,
  • Plano de ação
  • Avaliação de pontos fortes e fracos
  • Estratégias de atuação
  • Público-alvo
  • Canais de venda
  • Clientes importantes
  • Recursos disponíveis
  • Situação mercadológica
  • Diferenciais em relação a concorrência 

Ao conhecer estes pontos a empresa terá mais autonomia e confiança na assertividade de suas decisões. E consequentemente maior produtividade e crescimento.

Como definir o Core Business

Parece fácil, mas definir seu foco não é tão simples assim. Você até pode saber o que sua empresa é, como trabalha, o que busca e seu padrão de atuação. Mas definir seu Core Business vai bem além disso.

Para isso é preciso de ação. Após entender a situação atual do seu negócio, conferir o que está sendo realizado no momento e os planejamentos futuros é necessário criar estratégias de negócio. Aqui está o diferencial!

Um dos primeiros passos para isso, de forma clara, é dar mais atenção a sua atividade principal e terceirizar as demais. Assim não perde tempo nem recursos com áreas que não estão ligadas a sua, como exemplo os serviços de portaria, limpeza, distribuição ou entregas. 

Essa tática atualmente é comum até mesmo em pequenos negócios, não só em fábricas e grandes empresas. A terceirização permite que estes trabalhos sejam realizados por pessoas especializadas na área.

Então avalie o que pode ser terceirizado na sua organização. Assim conseguirá voltar seus esforços de forma muito mais enfática naquilo que sua empresa faz de melhor.

Adeque-se

Para o crescimento dos negócios é necessário que a empresa avalie suas necessidades e tenha suporte para que possa crescer. Aumentar a capacidade tecnológica ou investir em maquinário são um exemplo do que pode ser feito. 

A produção deve sempre acompanhar as demandas de trabalho. Mas se estas necessidades foram periódicas ou sazonais a terceirização mais uma vez é a saída. Assim não será necessário investir em todo maquinário e suporte de crescimento quando os mesmos forem ociosos ou não dar retorno em certo período de tempo. Assim é possível reduzir custos, usando-o para as ações estratégicas do seu Core Business.

Você já definiu o Core Business de sua empresa? 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *