Os 3 pontos de adaptação para o RH de empresas frente a uma pandemia

Tempo de leitura: 2 minutos

A vida após a pandemia ainda é um mistério para muitas pessoas. A empresa começou a se reinventar e a perceber a importância de incentivar os funcionários a estarem atentos à saúde física e mental e a gamificação como aliada no processo.

Além dos desafios de gestão, outras questões também se tornaram uma preocupação dos gestores, a ansiedade e a frustração também aumentaram. É necessário pensar além da produtividade e considerar os processos que contribuem para todos os aspectos da vida dos funcionários, e os processos são a chave para o desempenho corporativo.

Separamos 3 pontos de adaptação que o RH está (ou devem) passar frente a uma pandemia. Confira! 

– Propósito alinhado com a cultura da empresa

Mais do que um salário alto e benefícios, os colaboradores querem se sentir uma parte fundamental da empresa. Nesse caso, a área de recursos humanos acredita que a interação com os colaboradores depende diretamente do alinhamento de objetivos e cultura entre os colaboradores e a empresa. O alinhamento dos funcionários com a empresa evitou grande parte das dificuldades que as organizações enfrentam em termos de pessoal.

– Tecnologia e qualidade de vida unidas a essa nossa situação

A área de recursos humanos acredita que precisa se adaptar mais rapidamente à transformação digital e deve migrar todos os seus processos para online.

– Saúde física e mental dos colaboradores precisam de atenção!

Nesta crise, as boas organizações estão mais conscientes da necessidade de investir no bem-estar dos membros da equipe a fim de evitar o custo de doenças devido ao sedentarismo e ao estresse no futuro, por exemplo. 

O investimento em tecnologia permite conectar mais os colaboradores mesmo em caso de isolamento social, o que confere aos recursos humanos o poder de se posicionar e de dialogar com as lideranças.

Portanto, o “novo normal” dos recursos humanos passa por maior autonomia e liderança. Base de dados, maior eficiência na tomada de decisões e fortalecimento da cultura organizacional são outras áreas que ainda precisam ser resolvidas.

Algumas organizações consideram manter um escritório doméstico por muito tempo. Outros rejeitaram essa ideia por causa do declínio na produtividade durante a pandemia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *