Quais são os tópicos relevantes para eu administrar os processos de manutenção de Facilities em minha empresa?
Facilities são os serviços de infraestrutura que dão suporte ao funcionamento de uma empresa, os conhecidos serviços gerais, que incluem a limpeza, segurança e manutenção. O objetivo é facilitar os processos cotidianos que não estão ligados diretamente a sua finalidade, garantindo a qualidade de vida dos funcionários e o melhor funcionamento dos ambientes organizacionais.
Por estarem ligadas diretamente ao funcionamento das organizações é importante uma boa administração dos processos de manutenção das Facilities. A produtividade é um dos fatores positivos dessa prática, mas é importante aplicá-la devidamente para obter os resultados pretendidos.
Para isso, existem formas de otimizar a administração da manutenção de Facilities, quer saber como?
- Conheça os processos internos: O primeiro passo é conhecer o funcionamento da organização. Só assim o gestor conseguirá identificar as peças-chave de produção, quais equipamentos precisam de reparos preventivos, a periodicidade, entre outras atividades que precisam ser realizadas de forma a contribuir com os processos empresariais internos.
- Realize análises: Após conhecer os modos operacionais e funcionais, o gestor terá informações suficientes para realizar as análises necessárias e possíveis ajustes no que pode vir a ser um problema. Para isso deverá verificar constantemente os dados gerados, identificando desalinhamentos ou ainda os aspectos que podem ser melhorados.
- Baseie-se em dados: Fazer suposições não é uma maneira segura de gerenciamento das Facilities, por isso é importante que as decisões sejam tomadas com base em informações objetivas. Assim, o gestor conseguirá mais facilmente chegar ao cerne da questão e alcançar a meta pretendida, evitando futuros problemas. A criação de um banco de dados pode ser útil neste processo.
Se está imaginando que algo é complicado, vai mais uma forma que pode te ajudar:
- Adote uma solução de gerenciamento: Existem softwares específicos (CMMS ou EAM) para facilitar os gestores nos processo de manutenção e otimização de procedimentos. Alguns dos benefícios são o controle de cronogramas, verificação dos insumos necessários à realização das operações, identificação de profissionais envolvidos, realização de checklists e momentos estratégicos para a execução das manutenções.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!