Redução de custos em Facilities: Quais são os pontos essenciais que não podem ficar de fora?

Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos desafios enfrentados pela maioria dos gestores organizacionais é a otimização de recursos e a busca por maior eficiência econômica. Mas saiba que isso é possível!

E a resposta está na terceirização dos serviços. Esta medida é cada vez mais adotada por empresas, inclusive em pequenas e médias. Nada de perder tempo com serviços que não são a especialidade fim das organizações, que voltam suas ações e atenção na sua atividade principal (serviço ou produto oferecidos)

As Facilities propiciam as estruturas tanto físicas como de bem-estar adequadas para que os funcionários possam realizar um bom trabalho. Estes fatores resultam no aumento de produtividade e consequente lucro.

Além da terceirização no ambiente físico existem práticas que podem auxiliar na redução de gastos.

  • Economia de energia elétrica a partir de melhores práticas e conscientização colaboradores,
  • Controle da iluminação noturna, deixando acessa apenas as que estão localizadas em pontos estratégicos como entradas, saídas e as que necessitam de maior segurança.
  • Instalação de automatizadores de iluminação e sensores de movimento
  • Redução do desperdício de água com a instalação de torneiras com sensores ou as acionadas por pressão.
  • Implantação de sistemas de ventilação no lugar do uso frequente de aparelhos de ar-condicionado.
  • Substituição do sistema de refrigeração à água por uma torre de resfriamento.
  • Revise o contrato de aluguel e avalie a possibilidade diminuir o valor ou mudar de local
  • Use a tecnologia a  seu favor, otimizando processos, atividades e inclusive como forma de controle dos gastos e desperdícios.

Aliado a mudanças estruturais é necessário a colaboração e conscientização dos colaboradores para que as economias realmente ocorram. Desta forma invista na comunicação da equipe, podendo estabelecer metas.

A otimização do espaço de trabalho além de integrar a equipe também contribui para reduzir custos, porque quanto mais ambientes, mais energia será gasta e a demanda de limpeza também será maior.

Outro ponto que não pode ficar de fora é a escolha de uma empresa confiável, que preze pela qualidade e profissionalismo. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *