Atestados médicos: Mudanças aprovadas durante a pandemia

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Após o início da pandemia, a necessidade de isolamento para a prevenção da disseminação do vírus, as leis que discorrem sobre os atestados médicos para os trabalhadores teve que ser debatida.

Houveram mudanças previstas na Constituição acerca deste assunto. Previamente a pandemia de covid-19, segundo a Lei 605/49, artigo 6º, parágrafo 1º, os motivos justificados para a falta ao trabalho eram:

  • Ausência do empregado devidamente justificada, a critério da administração do estabelecimento;
  • Paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho;
  • Ausência do empregado, até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento;
  • Falta ao serviço com fundamento na lei sobre acidente do trabalho;
  • Doença do empregado, devidamente comprovada.

Além disso, a doença do empregado deve ser comprovada por um médico da instituição de previdência social a que o empregado estiver filiado, de médico do Serviço Social do Comércio ou da Indústria; de médico da empresa ou por ela designado; de médico a serviço de representação federal, estadual ou municipal incumbido de assuntos de higiene ou de saúde pública; ou não existindo estes, na localidade em que trabalhar, de médico de sua escolha. (Lei nº 2.761, de 26.4.56)

Durante a pandemia da covid-19, um período de emergência em saúde pública, o empregado poderá se isolar no período de sete dias, com comprovação da doença. Passados os 7 dias, no oitavo dia de isolamento, ele pode apresentar um documento do Sistema Único de Saúde ou regulamentado pelo Ministério da Saúde, comprovando necessidade de mais dias de isolamento.

Assim, é importante manter a sua empresa a par das novas regulamentações, e ter sempre um serviço administrativo pronto para lidar com essas burocracias que surgiram em torno da pandemia.

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As 4 principais mudanças na Segurança Patrimonial pós Covid-19

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O setor da Segurança Patrimonial, assim como diversos outros, passaram por uma reinvenção durante a pandemia de Covid-19. Como uma maneira de se readaptar às demandas do mercado, o foco em segurança, agora além de ser as pessoas e o patrimônio, se ampliou. Separamos 4 das principais mudanças que a Segurança Patrimonial vem passando após o início da pandemia. Confira:

1- Utilização de novos equipamentos

A fim de evitar a disseminação do vírus dentro dos ambientes e, consequentemente, a contaminação das pessoas, novos aparatos tecnológicos foram inseridos ou ganharam uma nova função dentro da gestão da segurança. Como, por exemplo:

  • Termômetro para aferição de temperatura;
  • Câmeras para detectar o uso de máscara e mapear calor;
  • Monitoramento de distância entre as pessoas.

Além da adaptação da própria equipe com as novas regras e aparatos, também é necessária uma postura diferente para com os clientes, para introduzir esses novos hábitos. Isso nos leva a um segundo ponto de mudança.

2- Relacionamento

Como, em muitas vezes, a segurança patrimonial é o cartão de visitas de seu estabelecimento, sendo, vez ou outra, o primeiro ponto de contato com os clientes, é necessário ter tato ao abordá-las, principalmente nesse momento pós-pandêmico, em que muitas pessoas estão com medo de sair às ruas de se readaptar ao convívio social.

Ainda permanecer com firmeza, se necessário, mas também ser mais receptivo e amistoso ao receber novos clientes. Nessa horas, a experiência do cliente vai contar bastante.

3- Inteligência emocional

Como já citado anteriormente, o profissional de segurança é uma parte estratégica do modelo de negócio, e precisa estar imerso em todo o processo empresarial e operacional. Agora, não basta apenas estar integrado a toda a operação, mas também ter a inteligência emocional para saber reconhecer os momentos de insegurança, estresse e medo.

Principalmente para aquelas situações nas quais as pessoas se colocam contrárias às novas regras dos estabelecimentos.

4- Treinamento

É necessário saber adaptar-se às diferentes situações, e através de treinamentos, você consegue gerenciar e direcionar em diferentes habilidades, técnicas e comportamentos a respeito do seu negócio.

Aqui na Elofort, seguimos treinando diariamente o emocional da nossa equipe, para estarem sempre aptos para melhor atendê-los em suas necessidades. É essa uma das maiores vantagens da terceirização, em que não há problemas com faltas ou ausências, ou qualquer fator que possa colocar em risco o seu negócio.

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Paradas não planejadas: Gestão da Manutenção Preditiva e sua importância

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Os gestores sabem o impacto negativo que as paradas não planejadas de equipamentos têm sobre o negócio, causando custos desnecessários com peças e materiais, podendo até levar a multas para a empresa. Mas isso é facilmente contornável, com a manutenção preditiva, que é uma aliada importante para a alta performance do seu negócio.

A manutenção preditiva não se limita a nenhum tipo de protocolo baseado em tempo e prevenção de danos. Ela usa os dados dos próprios equipamentos para perceber a performance dos mesmos e, assim, atuar preventivamente e com foco no máximo aproveitamento e vida útil do aparelho. Também é conhecida como “manutenção sob condição” ou “manutenção com base no estado do equipamento”.

Utiliza bastante da tecnologia para suporte das análises, que precisarão ser precisas e rápidas. Como é o caso da Internet das Coisas (IoT), que tem conexão com sensores e dispositivos inteligentes, possibilitando que máquinas troquem informações com técnicos, enviando os dados que serão benéficos para a conservação dos equipamentos.

Para a manutenção preditiva também ser um sucesso, ela utiliza bastante da Inteligência Artificial. A IA permite que a análise de todos os dados e a tomada de decisão seja estratégica.

Com a junção da IoT e da IA, você consegue manter a vida útil dos seus aparelhos por mais tempo, evitando que haja inatividade, e também evitando os custos altos de manutenção para o seu negócio.

Mas não se esqueça, para um bom funcionamento da manutenção preditiva, é necessária a contratação de um bom profissional, que saiba tomar as decisões assertivas e possa desempenhar o papel de manutenção predial para o seu negócio.

Para mais informações sobre os nossos serviços de manutenção predial e nossos profissionais, entre em contato conosco: https://elofort.com.br/#contato-elofort 

Segurança em Centros de Distribuição: Pauta em evidência para gestores

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Diante o cenário de pandemia, o aumento cada vez mais rápido dos e-commerces, os grandes centros logísticos e de distribuição tiveram que se reinventar para garantir que as mercadorias fossem entregues ao consumidor final. E isso levanta uma preocupação: a segurança desses locais. Por isso, muitos contam com empresas de vigilância e segurança, a fim de evitar quaisquer imprevistos.

Este é um assunto que todos os gestores devem levar em consideração na coordenação de um CD. Como a base de usuários dos e-commerces aumentou em quase 70% (segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o funcionamento dos CDs também aumentou todo o seu processo operacional.

O primeiro ponto de segurança a se levar em consideração, para o seu CD, é sobre a segurança no trabalho. É necessário:

  • Ter em dia todos os equipamentos com bom funcionamento;
  • Definir os locais específicos para circulação de pessoas e equipamentos;
  • Obrigar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) das pessoas que trabalham com carga.
  • Treinamento da equipe para os diversos equipamentos, máquinas, para a prevenção de acidentes.

Além disso, é necessário investir em vigilância e segurança, e também contar com um serviço de Facilities, para reduzir quaisquer danos em sua empresa, através de soluções integradas à medida de sua necessidade.

Seja para:

  • Recepção e portaria eletrônica, para garantir o controle de entrada e saída de funcionários e prestadores de serviço
  • Sistema de alarmes, catracas e cancelas
  • Monitoramento por câmeras
  • Segurança patrimonial de todo o seu Centro de Distribuição.

Para todos os fins, nós poderemos te ajudar. Entre em contato conosco e conheça nossa gama de serviços disponíveis para o seu Centro de Distribuição: https://elofort.com.br/servicos/facilities/

Manual de boas práticas para centros de distribuição: Da elaboração a manutenção diária.

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É essencial, para o bom funcionamento de todos os aspectos de seu Centro de Distribuição, a criação de um Manual de Boas Práticas de Distribuição, Armazenamento e Transporte. A partir da elaboração do mesmo, é possível a manutenção diária de seus processos, além da correção de possíveis erros.

A Anvisa determina que as empresas que fabricam, armazenam e/ou distribuem produtos que sejam sujeitos à vigilância sanitária devem, obrigatoriamente, cumprir as Boas Práticas, seguindo o que é estabelecido pela própria agência. Embora o Manual de Boas Práticas não seja um documento obrigatório da empresa, você deve seguir as normas.

(Fonte: GOVERNO FEDERAL/site)

Sendo assim, é necessário que você conheça bem os processos da sua empresa, para a criação do Manual de Boas Práticas, que funciona mais ou menos como um plano de negócio para a área de qualidade e logística.

É importante, em seu Manual de Boas Práticas, que você descreva bem como são realizados os procedimentos dentro de sua empresa.

Seguem alguns exemplos de como você pode estruturar seu Manual de Boas Práticas, e o que deve abordar em cada tópico – mas não se esqueça de personalizar para o seu segmento de trabalho:

1- A política de qualidade

– Cite sobre como são os treinamentos realizados internamente;

– Sobre os processos de auditoria interna; sobre os fluxos operacionais.

– Procure ressaltar sobre a eficiência, sobre o acesso aos dados destas informações.

2- Sobre facilities:

– Limpeza e manutenção (produtos, frequência, horários);

– Gerenciamento de resíduos (descarte ou reaproveitamento, impacto ambiental);

– Controle de pragas (produtos, frequência e horários);

– Sistema de segurança (armazenamento de dados, tempo de registro, quem tem acesso).

3- Sobre os responsáveis sobre os serviços executados: se são empresas terceirizadas, quais serviços estão contratados para realizar; se é da própria empresa, descrição dos setores e serviços realizados.

Assim, visite esse manual com frequência, para realizar as alterações conforme o dia-a-dia do seu CD. É importante sempre conhecer bem todo o funcionamento da empresa, para manter o Manual de Boas Práticas funcional e organizado.

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Centro de distribuição de Alimentos: Organização, Segurança e Limpeza como controles essenciais

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Os Centros de Distribuição também são locais para produtos perecíveis, como os alimentícios, por exemplo. Mas, é necessário se atentar em alguns aspectos, para que a logística desses produtos seja organizada, segura e que mantenha os níveis de limpeza necessários para a entrega para o consumidor final.

Para a comercialização de produtos perecíveis, é necessário um nível de controle de qualidade e segurança exigido por órgãos regulamentadores para estabelecimentos como os Centros de Distribuição que possuem registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O departamento de qualidade dos CDs precisa manter um controle sob a forma que os produtos serão organizados e armazenados, de acordo com o recebimento e expedição, por exemplo.

Entre algumas coisas que devem ser observadas, podemos citar:

  • Controle de temperatura, em produtos refrigerados ou congelados;
  • Avaria nas embalagens;
  • Avaliação dos aspectos sensoriais perceptíveis no produto, como odor, textura e cor;
  • Data de fabricação, validade, lote e registro do produto;
  • Distância entre os produtos estocados;
  • Controle integrado de pragas;
  • E higiene e integridade do local de armazenamento e do veículo que transportará.

Em alguns dos casos, exige mais do que a controladoria do departamento de qualidade e da produção logística, como no caso da limpeza do local. É necessário que o local em que se armazenam os produtos mantenha um nível criterioso de limpeza, para que não interfira em outras avarias da mercadoria.

É dessa forma que você vai conseguir um Centro de Distribuição Alimentício seguro e organizado, garantindo excelência do início ao fim do produto que será consumido pelos clientes. Entre em contato conosco, verifique como podemos ajudá-lo e faça um orçamento de nossos serviços: https://elofort.com.br/servicos/facilities/