Centro de distribuição de Alimentos: Organização, Segurança e Limpeza como controles essenciais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os Centros de Distribuição também são locais para produtos perecíveis, como os alimentícios, por exemplo. Mas, é necessário se atentar em alguns aspectos, para que a logística desses produtos seja organizada, segura e que mantenha os níveis de limpeza necessários para a entrega para o consumidor final.

Para a comercialização de produtos perecíveis, é necessário um nível de controle de qualidade e segurança exigido por órgãos regulamentadores para estabelecimentos como os Centros de Distribuição que possuem registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O departamento de qualidade dos CDs precisa manter um controle sob a forma que os produtos serão organizados e armazenados, de acordo com o recebimento e expedição, por exemplo.

Entre algumas coisas que devem ser observadas, podemos citar:

  • Controle de temperatura, em produtos refrigerados ou congelados;
  • Avaria nas embalagens;
  • Avaliação dos aspectos sensoriais perceptíveis no produto, como odor, textura e cor;
  • Data de fabricação, validade, lote e registro do produto;
  • Distância entre os produtos estocados;
  • Controle integrado de pragas;
  • E higiene e integridade do local de armazenamento e do veículo que transportará.

Em alguns dos casos, exige mais do que a controladoria do departamento de qualidade e da produção logística, como no caso da limpeza do local. É necessário que o local em que se armazenam os produtos mantenha um nível criterioso de limpeza, para que não interfira em outras avarias da mercadoria.

É dessa forma que você vai conseguir um Centro de Distribuição Alimentício seguro e organizado, garantindo excelência do início ao fim do produto que será consumido pelos clientes. Entre em contato conosco, verifique como podemos ajudá-lo e faça um orçamento de nossos serviços: https://elofort.com.br/servicos/facilities/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *