Produtividade e eficiência em Centros de Distribuição: Limpeza como fator decisivo

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Para um Centro de Distribuição funcionar de maneira satisfatória, é necessária produtividade e eficiência consideradas elevadas, para todas as etapas de serviço serem realizadas. Um fator decisório para que o trabalho seja bem feito, é a limpeza. Além de uma grande preocupação das empresas, é um fator de suma importância para o bem-estar e saúde dos colaboradores que estão neste ambiente.

Não precisamos nem citar que, principalmente, após a pandemia de covid-19, a preocupação com o bem-estar e saúde no ambiente de trabalho aumentou, junto com a limpeza e desinfecção dos ambientes comuns.

Nos Centros de Distribuição, a limpeza de maneira estratégica também faz total diferença, pois também está ligada totalmente a qualidade dos produtos que serão entregues ao consumidor final.

Se o seu Centro de Distribuição é de produtos perecíveis, por exemplo, a limpeza é vital para a funcionalidade, conservação e qualidade dos produtos vendidos.

Também é importante, para uma limpeza bem feita do Centro de Distribuição, é um alinhamento com a operação logística do local, para estudar as particularidades de cada CD, e não comprometer toda a rotina do local – saber turnos, os locais que não são utilizados frequentemente.

Nem sempre é preciso parar a operação do CD, apenas se a limpeza for realmente muito pesada, mas é possível o isolamento de alguns lugares específicos, sem comprometer toda a operação da empresa. Mas, esse tipo de limpeza é programada, geralmente, com muita antecedência e são alinhadas com a logística, para não atrapalhar o dia-a-dia de trabalho do CD.

Contratar uma empresa especializada em serviços de limpeza é também uma questão de segurança, pois pode ser necessária a utilização de andaimes para prateleiras e armários altos, equipamentos de proteção individual (EPIs), e de processos e produtos individualizados para cada tipo de local e mercadoria. Se você está em busca de um serviço de limpeza personalizado, que atenda à sua necessidade, entre em contato conosco. Acesse e saiba mais: https://elofort.com.br/servicos/facilities/

Como fica o futuro das relações de trabalho pós pandemia

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O dinamismo e acessibilidade exigido

Depois de tanto tempo longe do ambiente de trabalho por conta da pandemia, seja com o trabalho home office ou de forma híbrida, as relações de trabalho no retorno das atividades após as vacinas causam dúvidas.

Não só as formas de trabalho, mas os próprios formatos de contato e comunicação se alteraram. A covid permitiu que houvesse a ampliação de pessoas, inclusive de outros estados e países, o que resulta no fomento de discussões que garantem novas visões à empresa. Assim, uma grande tendência são ações de promoção à diversidade.

Outra grande tendência foi resultado do crescimento das compras online e do consumo da internet. O consumidor tende assim a continuar neste formato devido à facilidades de compra.

A Elofort está a mais de 20 anos no mercado oferecendo Soluções Integradas que facilita o gerenciamento e centralização da Prestação de Serviços em um único fornecedor, tornando os serviços mais econômicos.

Além de se adaptar ao mercado, a Elofort busca de forma permanente por Inovações Tecnológicas, prestando uma amplitude de serviços em diversas áreas: Facilities, Desinfecção de ambientes, mão de obra temporária e segurança.

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Centros de Distribuição: Aspectos da manutenção que são prioritários e devem ser acompanhados de perto

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Conhecidos como CDs, os centros de distribuição são importantes não só para guardar materiais, como também organizá-los e distribuí-los antes do envio aos clientes ou filiais.

Mas para que sejam úteis e contribuam de forma significativa é necessário avaliar os processos e se atentar à manutenção dos centros:

O primeiro passo é fazer um cronograma de avaliação das condições do ambiente. Assim será possível analisar se os procedimentos estão ocorrendo de forma correta e eficaz. Deverá ser analisada:

  • A parte elétrica
  • Equipamentos de combate a incêndio.

Estes dois itens em caso de algum problema podem resultar em grandes consequências, inclusive financeiras. Por isso é essencial uma empresa especializada para realizar uma manutenção correta dos sistemas, como uma Facilitie.

Assim, será possível um fluxo de materiais mais contínuo, um melhor posicionamento da empresa no mercado e consequentemente a melhor prestação de serviços.

Enfrentando o Covid-19 em seu supermercado

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O empenho reforçado junto a limpeza

Os supermercados foram um dos únicos estabelecimentos do varejo que continuaram abertos mesmo durante a pandemia da Covid-19. Principalmente neste período, eles precisam se adaptar para garantir maior segurança e proteção aos funcionários e clientes. 

Entre essas mudanças essenciais está o reforço na limpeza que já mesmo imprescindível neste ambiente alimentício, com a Covid-19 foi necessário redobrar os cuidados. Isso porque as superfícies como embalagens podem manter a Covid-19 viva por horas ou dias. Mas não só isso, maçanetas, prateleiras, balcões e demais áreas também precisam ser higienizadas. 

Outras medidas de combate a Covid-19 são:

  • Usar cartazes e materiais informativos para conscientização
  • Disponibilizar álcool em gel em pontos estratégicos
  • Disponibilizar sabonete nos banheiros para lavagem das mãos
  • Alinhar as recomendações com os funcionários
  • Cobrar da equipe o uso correto de EPI’s contra Covid-19
  • Proporcionar a circulação de ar
  • Oferecer formas diversificadas de pagamento evitando dinheiro e contato
  • Incentivar o formato de entregas e delivery

Separar carrinhos limpos dos sujos, limpar com frequência as superfícies e usar produtos desinfetantes, também são ações essenciais para a segurança de todos.

Como definir um protocolo de validação para limpeza e desinfecção de ambientes para sua empresa?

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Cada empresa possui necessidades específicas conforme a atividade que exerce, mesmo assim devem seguir protocolos de limpeza baseados nas regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

A empresa deve assim definir um protocolo de validação de limpeza eficaz como forma de garantir a qualidade do produto ou serviço, evitando também a proliferação de vírus, bactérias e demais microorganismos. Tal protocolo é a confirmação documentada que a empresa realiza a inspeção de segurança de higiene em seus processos, equipamentos, produção e demais âmbitos relacionados.

Para definir um protocolo é interessante considerar alguns pontos: 

  • Avaliar os ambientes e processos
  • Adequar o protocolo a cada tipo de empresa/segmento
  • Elaborar um plano pensando no gerenciamento de riscos

Após a etapa de mapeamento é necessário planejar as ações para garantir a eficácia na definição de um protocolo de validação e controle de qualidade. Para isso:

  • Defina parâmetros
  • Realize a avaliação permanente
  • Se atente aos regulamentos e normas de mercado

Também é importante se atentar às mudanças e intercorrências para os ajustes que forem necessários.

Venha saber mais: https://elofort.com.br/servicos/desinfeccao-de-ambientes/

Terceirização dos serviços de limpeza: Estratégia para manter o foco em seu negócio

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Os serviços de limpeza é uma das áreas em que a terceirização é mais usada. Isso devido aos vários benefícios deste modelo de negócio, sendo o principal a empresa contratante conseguir focar seus esforços naquilo que faz de melhor, seu core business, e obter resultados.

Enquanto isso, pessoas especializadas realizam as atividades necessárias à manutenção do negócio, como a limpeza. Assim, a empresa não precisa se preocupar com essa área, que terá mão de obra especializada, realizando melhor o trabalho, de forma mais produtiva, otimizando tempo e recursos.

Uma equipe de limpeza especializada conta com equipamentos corretos, uniformes e utensílios necessários como luvas e aventais. Com a diminuição de necessidades estruturais a empresa consegue reduzir custos. E não só isso! A empresa não terá trabalho ou investimentos no processo de contratação e demissão de funcionários. Ou ainda a especialização deles, posto que já saberão quais produtos usar, quais as melhores formas de limpeza, técnicas e experiência.

Tudo isso economiza tempo e garante uma melhor qualidade do trabalho terceirizado. Enquanto a empresa alcança crescimento e se desenvolve no mercado a partir do desenvolvimento do produto ou serviço que oferece.

Para a terceirização da limpeza e desinfecção de ambientes você pode contar com a Elofort, além de muitos outros serviços com maestria e confiança. 

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