Conservação Hospitalar: Atenção redobrada aos itens necessários para um bom ambiente de trabalho

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A limpeza, higiene e desinfecção das superfícies e ambientes hospitalares garantem a prevenção da deterioração, repercutindo no maior conforto, bem-estar e saúde de pacientes e profissionais.

A higienização também protege os pacientes contra infecções adquiridas durante a internação, conhecidas como IRAS (infecções relacionadas à assistência hospitalar. Por esta razão existem medidas rotineiras que diminuem  a chance das pessoas serem infectadas.

  • A mais simples e essencial delas é a higienização das mãos, pois é o que está em maior contato com objetos e superfícies.
  • Mau cheiro e proliferação de fungos no ambiente podem ser evitados com a troca e limpeza dos filtros do ar condicionado. Melhor ainda se for possível substituí-lo pelo uso das janelas abertas que favorecem a circulação de ar, ainda mais em época de pandemia.
  • O uso de tapetes não é recomendado, mas para quem ainda optar por eles é necessário a limpeza com vinagre diluído em água e secagem ao sol. Esta medida evita a proliferação de mecanismos como os ácaros.
  • Os sanitários por si mesmos são relacionados a ambientes contaminados, por isso sua limpeza deve ser diária. 
  • A cozinha é outro ambiente onde a limpeza é extremamente importante para evitar a infecção alimentar de pacientes.
  • Produtos de limpeza devem estar sempre “a mão”, em lugares de fácil acesso para quando forem necessários.

Uma equipe especializada é essencial para a realização de um serviço eficaz e seguro, garantindo a segurança de pacientes e funcionários por meio da conservação hospitalar.

Ao terceirizar este serviço o serviço hospitalar acaba economizando tempo e recursos com treinamento de seus colaboradores.

Está precisando desse serviço? Obtenha mais informações no nosso blog.

Biossegurança em ambientes hospitalares: Cuidados necessários para segurança de profissionais e pacientes

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Biossegurança é o conjunto de ações que visam prevenir e proteger os funcionários e pacientes, incluindo técnicas de limpeza e cuidado em relação a saúde e a vida. Apesar de necessários em todos os ambientes, nos hospitais o cuidado deve ser redobrado, ainda mais na pandemia da Covid-19.

Por sua natureza os ambientes hospitalares já são propícios a agentes infecciosos contaminantes de ambientes e superfícies. Desta forma as pessoas estão em constante risco de contaminação, causando as conhecidas Infecções Hospitalares (IH). 

E por incrível que pareça muitos hospitais não estão preparados em relação a biossegurança por falta de atenção ou conhecimento, colocando em risco a vida de pacientes e funcionários.

Por isso é necessário a adoção de uma série de cuidados preventivos, como:

  • Uso de equipamentos de proteção
  • Evitar materiais tóxicos
  • Seguir as regras de segurança do hospital

Os cuidados se estendem também para os funcionários:

  • Uso de EPIs
  • Higiene pessoal de médicos e enfermeiros
  • Separar uniforme pessoal de vestimentas pessoais
  • Não usar o avental fora do hospital
  • Higiene das mãos antes de todos os procedimentos
  • Cabelos compridos devem ser presos em coque
  • Descarte correto de resíduos hospitalares
  • Estar com a vacinação em dia
  • Se atentar às recomendações de novos produtos químicos

Todas essas atitudes quando não seguidas podem contribuir para a contaminação e transmissão de doenças entre locais e pessoas. Por isso é importante que os colaboradores sejam pessoas treinadas sobre a biossegurança.

Facilities Hospitalar: Como definir um contrato seguro junto a empresa contratada?

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As instituições de saúde podem optar pela terceirização de sua gestão de Facilities, garantindo a qualidade dos serviços e da infraestrutura com o apoio de uma equipe especializada. Nestes casos é essencial a definição de um contrato seguro com a empresa contratada.

Mas você sabe o que são Facilities?

Facilities são os serviços de infraestrutura que dão suporte ao funcionamento de uma empresa, os conhecidos serviços gerais, que incluem a limpeza, segurança e manutenção. O objetivo é facilitar os processos cotidianos que não estão ligados diretamente a sua finalidade, garantindo a qualidade de vida dos funcionários e o melhor funcionamento dos ambientes organizacionais.

Em hospitais os Facilities têm importância ainda maior ao garantir também a segurança e saúde dos pacientes. Por isso as instituições de saúde adotam a prática de terceirizar os serviços de Facilities, podendo assim contar com pessoas especializadas na realização dos serviços.

Neste artigo preparamos algumas dicas na hora de contratar uma empresa de Facilities hospitalares. Confira como definir um contrato de forma segura!

Contrato com a empresa de Facilities

A comunicação e relação entre as partes devem ser harmoniosas para que a contratada entenda as necessidades da instituição de saúde. Por isso é importante o estabelecimento de um um contrato claro e definido para ambas as partes, contendo as informações e descrições sobre o processo operacional, os serviços e como eles serão realizados.

Este contrato também é conhecido como SLA (service level agreement) que significa “acordo de nível de serviço”, a garantia dos serviços prestados que determina também as metas operacionais e as responsabilidades de ambas as partes.

A SLA é importante para que ambas as partes:

  • Entendam suas responsabilidades 
  • Compartilhem a mesma visão de sucesso
  • Desempenhem corretamente os serviços prestados.

Tão importante quanto contratar uma Facilitie é avaliar se os trabalhos estão sendo realizados e se os serviços estão de acordo com o acordado. 

Para mensurar o sucesso das atividades são definidos os KPIs (Key Performance Indicators), que são os indicadores-chave de performance. A partir destas métricas é possível analisar o quê e onde pode ser melhorado. 

Tem dúvidas sobre terceirizar a gestão de Facilities em hospitais? Visite nosso blog e saiba mais.

Em um cenário instável, quais são as recomendações para a manutenção industrial?

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Elevação de gastos, competitividade e linha de produção parada podem ser os piores problemas para uma empresa. Por isso a manutenção industrial é uma grande aliada para que a empresa atinja suas metas e alcance bons resultados em seus processos, ainda mais em épocas de cenário instável como o da pandemia.

A parte financeira é o principal âmbito impactado pela empresa, posto que a interrupção do funcionamento da empresa gera menos produção e lucro, enquanto os custos para manter a empresa aberta continuam. Da mesma forma que pode haver a perda de equipamentos e insumos.

Seja qual ramo do mercado for, a gestão de manutenção é indicada, principalmente nos momentos de crise.

Na prática

Para a produtividade é necessário que haja o alinhamento das máquinas, processos e o funcionamento geral da indústria. Assim, a manutenção industrial não se restringe ao conserto, mas garante a continuidade da produção.

Além disso existem técnicas que podem ajudar neste processo:

  • Análise correta para tomadas de decisões eficientes
  • Entender cada maquinário e seu funcionamento no processo produtivo
  • Otimizar processos de manutenção
  • Organizar e controlar dados
  • Utilização de recursos tecnológico como suporte
  • Tomar de decisões de modo colaborativo

A manutenção industrial deve ter como suporte a tecnologia, mas o fator humano é o diferencial para que a gestão alcance bons resultados, permitindo a integração capacitada com a equipe e melhor realização de tarefas. Mas para isso é necessário que os colaboradores passem por treinamento específicos aliados ao seu trabalho para que consigam também utilizar o suporte tecnológico. 

Durante a pandemia, outro ponto estratégico é a automação dos processos de manutenção industrial, que permitiu que as atividades continuassem. A tecnologia permite a auto regulação dos maquinários, inclusive fazendo com que eles próprios sinalizem a necessidade de sua manutenção.

Outra contribuição da tecnologia foi na organização e compartilhamento de dados, que aumentou de volume consideravelmente. As tomadas de decisões passaram a ser possíveis mesmo à distância, proporcionando resultados diferenciados para o mercado.

Manutenção Preventiva e Preditiva: Conheça as diferenças e a evolução de ambos

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Mais produtividade e lucros é o que toda empresa busca. Uma das formas que podem ajudar as empresas neste objetivo é a manutenção preventiva, a qual contribui na redução de prejuízos e acidentes de trabalho, mas já pensou em ir mais além? Isso é possível com a  manutenção preditiva. Você sabe a diferença entre elas?

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é aquela realizada periodicamente, envolvendo técnicas de verificação e supervisão de equipamentos para que sejam corrigidos ou substituídos. Isso garante que a máquina não pare de funcionar e prejudique a produção. Consiste em trocas periódicas de peças assegurando que a máquina não pare de funcionar.

É importante que exista um setor responsável para essa função, integrando engenheiros e técnicos de manutenção que tenham conhecimento sobre os processos e ainda consigam otimizar custos, pois na preventiva o equipamento fica indisponível e para de produzir. Por isso o excesso também pode ser prejudicial em relação a custo x benefício, quando não realizado de forma adequada. 

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma evolução da anterior, mas ambas devem ser usadas de forma conjunta. A grande diferença está na utilização de técnicas métricas que verificam a necessidade de executar a manutenção, não mais realizada de tempos em tempos e levando em conta apenas o aspecto temporal, como a preventiva. Além de acompanhar cada componente quanto aos seus parâmetros de eficiência.

Estes parâmetros são aplicados de forma sistemática em todos os equipamentos, inclusive os que não apresentem nenhuma possível irregularidade, prevendo falhas e defeitos. O critério para a realização de preditivas leva em conta a análise de uma série de variáveis medidas a partir de instrumentos. Entre elas a pressão, temperatura, vibração, tensão e corrente elétrica.

Vale ressaltar que os dois tipos de manutenção devem ser utilizadas de forma complementar, a depender de cada situação. A preventiva, por exemplo, é melhor indicada para equipamentos em situação crítica que possam colocar a segurança dos funcionários em risco ou prejudicar o meio ambiente.

Conhecer as possibilidades, limitações e técnicas de operação são importantes para que o gestor saiba utilizar cada tipo de manutenção na hora correta e assim otimizar processos e trazer resultados positivos à organização. O objetivo é prolongar a disponibilidade dos equipamentos de forma eficaz.

A Indústria 5.0 e suas adequações necessárias para a área de manutenção

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A revolução da Indústria 5.0 mudou a forma de relação entre as tecnologias e o ser humano, trazendo novos processos que auxiliam a área de manutenção das organizações. Além de apresentar benefícios como a otimização de custos ao utilizar menos recursos e conseguir obter mais lucro. Isso acontece porque o processo de tomada de decisões passou a ser  mais assertivo com a união homem e máquina.

Evolução da indústria 5.0 

Os avanços tecnológicos não influenciam somente a vida cotidiana das pessoas. As empresas, desde a primeira Revolução Industrial, também têm adaptado seus processos a esta nova realidade.

A indústria 4.0, em 2011, introduziu a robótica no meio industrial e agora a indústria 5.0 assume que o progresso em potencial é resultado da colaboração entre humanos, máquinas e a sustentabilidade. 

O foco está na capacidade do ser humano de fazer planejamentos e elaborar projetos complexos, permitindo a criação de soluções mais eficientes e personalizadas. Habilidades estas que nenhum software ainda possui.

Mas como isso pode ajudar na área de manutenção?

A principal contribuição da indústria 5.0 para a área está na otimização de processos ao prezar pelas manutenções preditivas, evitando as corretivas. Antigamente a manutenção de uma máquina ocorria após ela antes apresentar defeito, diferente da atualidade que a manutenção é feita antes de ocorrer o problema. Isso é possível somente a partir de uma equipe de manutenção dentro da empresa envolvida no processo de engenharia de manutenção, aliada aos processos já automatizados.

A indústria 5.0 possibilitou a formação de empregos de maior valor, como especialistas na área e aqueles que possuem conhecimentos em robótica e inteligência artificial.

Além disso, apresenta outros benefícios como a utilização das tecnologias para a promoção de políticas sustentáveis, protegendo o meio ambiente a partir da gestão empresarial em conjunto com a diminuição de resíduos gerados. 

A indústria 5.0 também permitiu um grau maior de personalização para atender os clientes, processo que não é possível apenas com a tecnologia. As equipes podem usar suas ideias próprias e para isso contam com a ajuda de softwares que otimizam e automatizam os processos de manutenção.