facilities no varejo

Estratégias para gestão de facilities no varejo

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão de facilities é uma grande questão em diversos segmentos, mas para quem atua no Varejo, a dificuldade e importância de manter a excelência nesse quesito atingem níveis muito altos.  

Principalmente quando se trata de grandes redes varejistas, onde a gestão de facilities se torna um verdadeiro trabalho de inteligência para poder transformar desafio em oportunidade, aumentando a eficiência e melhorando a experiência dos clientes. Uma boa gestão de facilties sempre visa manter o funcionamento e os custos operacionais. 

Principais demandas de facilities no varejo 

As demandas específicas do Varejo em relação a serviços de facilities incluem a alta circulação de clientes nos estabelecimentos, que acabam tendo contato direto com os prestadores de serviços e sua experiência diretamente atrelada à boa realização deles. 

Nesse segmento é essencial apostar na centralização da gestão, padronização de processos, análise de dados e indicadores de desempenho, gestão criteriosa de contratos e gestão de riscos.  

Centralização da gestão 

Seja criando um departamento ou uma equipe dedicada exclusivamente a essa função, seja, usando um software específico ou contratando uma empresa especializada em fornecer soluções integradas em facilities.  

Centralizar diminui significativamente a complexidade da gestão e garante a consistência nas práticas, o que se traduz em redução dos custos operacionais e no aumento da eficiência.  

Padronização de processos 

Estabelecer padrões e procedimentos consistentes para todas as lojas é essencial para garantir a qualidade e a eficiência das operações de facilities. Isso inclui a padronização de contratos com fornecedores, processos de manutenção preventiva, planos de limpeza e segurança, entre outros.  

Análise de dados e indicadores de desempenho 

Grandes varejistas são especialmente beneficiados pela análise de dados e do uso de indicadores de desempenho para monitorar e avaliar o desempenho dos serviços de facilties que são ou precisam ser realizados. Isso pode ajudar a identificar áreas de melhoria, otimizar recursos e tomar decisões melhores. 

Gestão de contratos 

Uma das estratégias é implementar um sistema de gestão de contratos centralizado, mas no caso de grandes varejistas, com muitas lojas em diversas localidades, isso pode ser um grande desafio, fazendo com que a terceirização da gestão seja uma decisão muito mais eficiente para garantir que todos os contratos estejam atualizados, que os serviços sejam entregues conforme o acordado e que os custos permaneçam sob controle.  

Gestão de riscos  

A gestão de facilities no varejo impacta diretamente a imagem e o bom funcionamento do negócio, o bem-estar de colaboradores e a satisfação dos clientes, por isso, falhas e negligências podem trazer riscos significativos.  

Por isso se faz necessário investir em treinamento e supervisão de qualidade, planos de contingência e medidas de segurança adequadas. Ou ainda, compartilhar a gestão e responsabilidade sobre esses riscos através da terceirização dos serviços de facilities por intermédio de uma empresa especializada e com expertise comprovada no mercado.  

Deixe a gestão de facilities com quem entende:  

Chame a Elofort!

A Elofort oferece soluções integradas na medida das necessidades dos clientes, reduzindo custo e simplificando o gerenciamento de facilities, através da centralização dos serviços em um único fornecedor.  

Há mais de 20 anos no mercado e com presença em todo o território nacional, a Elofort investe em práticas inovadoras para garantir a excelência dos serviços prestados. Além disso, a Elofort possui certificações de qualidade de nível internacional e faz parte do grupo Outsourcing Inc., multinacional japonesa listada na bolsa de valores de Tóquio, fazendo com que a Elofort seja uma opção segura para a terceirização de serviços.  

  • Limpeza e Conservação  
  • Limpeza Técnica e Industrial  
  • Limpeza Hospitalar  
  • Manutenção Predial  
  • Jardinagem  
  • Controle de Pragas  
  • Recepção e Portaria  
  • Apoio Operacional  
  • Apoio Administrativo  

Deseja saber mais sobre as soluções? Entre em contato com a Elofort. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *