Terceirização de serviços

Terceirização de Serviços: A Importância do Treinamento Adequado para Mitigar Riscos e Maximizar a Eficiência

Tempo de leitura: 3 minutos

A terceirização de serviços em facilities vem se mostrando uma estratégia cada vez mais acertada nos mais diversos segmentos, como o varejo, a saúde e a indústria. Entretanto, essa decisão que visa, em última instância, simplificar a gestão, reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência, não está isenta de riscos.  

A gestão de facilities eficiente, assegura a excelência do funcionamento e a experiência positiva de colaboradores, clientes e parceiros, pois impacta diretamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, a segurança e a imagem institucional.  

Sendo assim, falhas nessa gestão podem ter impactos muito significativos e até desastrosos para empresas e instituições.  

Por isso, ao optar pela terceirização, as organizações devem ser rigorosas no processo de escolha, para garantir a contratação de uma empresa idônea e com capacidade de entregar todos os benefícios que a terceirização de facilities pode trazer.  

Esse processo envolve a comprovação da experiência e expertise, da qualidade das práticas de governança e compliance, da capacidade operacional, da detenção de certificados de qualidade, entre outros, tendo em vista que a boa escolha vai ajudar a mitigar os riscos inerentes à gestão de facilities e o contrário, pode trazer riscos ainda maiores.  

Um dos grandes problemas envolvidos na terceirização de serviços de facilities, como limpeza e conservação, manutenção predial, recepção e portaria, é a falta de treinamento adequado aos colaboradores.  

Essa é uma questão que envolve muitos riscos com consequências que podem ir de pequenos transtornos até a ocorrência de acidentes, lesões, danos à propriedade, paralisações no serviço ou produção, danos significativos à imagem institucional e à responsabilização legal da empresa contratante, que sempre responde de forma solidária às infrações dos colaboradores terceirizados.  

Neste artigo, listamos os principais riscos da falta de treinamento adequado de colaboradores terceirizados como forma de ressaltar a importância da escolha de um fornecedor de soluções em facilities comprometido com a disponibilização de mão de obra qualificada: 

Principais riscos da falta de treinamento 

Qualidade do serviço 

A falta de treinamento está diretamente ligada à qualidade do serviço prestado. Os colaboradores terceirizados podem não estar familiarizados com as melhores práticas, técnicas e padrões de qualidade exigidos para realizar o serviço de forma eficiente e satisfatória. Isso pode levar a resultados ruins, insatisfação dos clientes e danos à imagem e à reputação da organização contratante. 

Segurança 

A falta de treinamento adequado pode representar riscos à segurança dos colaboradores, clientes e parceiros de negócio. Por exemplo, se os colaboradores terceirizados não forem treinados em procedimentos de segurança adequados, podem ocorrer acidentes, lesões ou danos à propriedade e isso pode resultar em responsabilidade legal para a empresa ou instituição contratante. 

Conformidade regulatória 

Em muitos setores, existem regulamentações específicas que devem ser seguidas ao realizar determinados serviços. A falta de treinamento adequado pode levar à não conformidade com essas regulamentações, gerando multas, penalidades e até mesmo ações legais contra a contratante. 

Falta de conhecimento do ambiente de trabalho 

Os colaboradores terceirizados podem não estar familiarizados com o ambiente de trabalho da contratante, incluindo os procedimentos internos, os valores, as políticas de segurança, as áreas restritas e os riscos específicos do local. Isso pode levar a erros, falta de eficiência e até mesmo a situações perigosas. 

Falta de alinhamento com a cultura organizacional 

A falta de treinamento adequado pode resultar em uma falta de alinhamento dos colaboradores terceirizados com a cultura organizacional da empresa ou instituição contratante. Isso pode afetar a comunicação, a colaboração e a integração entre os colaboradores terceirizados e os internos, prejudicando o trabalho em equipe e a eficiência geral. 

Deixe a gestão de facilities com quem entende: chame a Elofort! 

A Elofort oferece soluções em facilities na medida das necessidades dos clientes, reduzindo custos e simplificando o gerenciamento, através da centralização dos serviços em um único fornecedor. 

Há mais de 20 anos no mercado e com presença em todo o território nacional, a Elofort possui certificações de qualidade de nível internacional e faz parte do grupo Outsourcing Inc., multinacional japonesa listada na bolsa de valores de Tóquio, o que garante práticas de governança e compliance de alto nível e faz da Elofort uma opção segura para a terceirização de serviços. 

  • Limpeza e Conservação 
  • Limpeza Técnica e Industrial 
  • Limpeza Hospitalar 
  • Manutenção Predial 
  • Jardinagem 
  • Controle de Pragas 
  • Recepção e Portaria 
  • Apoio Operacional 
  • Apoio Administrativo 

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