Os desafios da digitalização do varejo

Tempo de leitura: 2 minutos

Com a volatilidade e rapidez de informações, os consumidores têm buscado experiências de compras mais imediatas, soluções práticas. O varejo, por sua vez, é o setor mais afetado por essa transformação de hábitos dos consumidores. Assim, é importante seguir a tendência e enfrentar os desafios. O ponto de maior atenção, é a questão da digitalização do varejo.

Para começar a entrar no mundo digital, é importante que você tenha em mente alguns desafios que você terá que enfrentar para se modernizar:

1- Jornada de compra

Para que você invista de maneira certeira em tecnologia, é preciso que você estude sobre a jornada de compra dos seus clientes. Como eles se comportam, quais são suas necessidades, o que/onde eles buscam, percorrer todas as etapas de seu cliente. Dessa forma, você vai conseguir otimizar os seus processos, para melhor atingi-los.

2- Mudar a estratégia

A presença digital, atualmente, é imprescindível e indispensável para qualquer segmento – mesmo que você não possua um e-commerce.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 47% dos entrevistados pesquisam pela internet antes de realizar alguma compra em loja física. Preço, detalhes e características, além dos comentários de outros compradores são importantíssimos.

Então, adote uma estratégia omnichannel – uma jornada integrada entre seu espaço virtual e físico, para melhor atender e fornecer uma praticidade ao seu cliente.

3- Modernizar o seu PDV

É o local que todo cliente deve passar em sua loja física, e é também o espaço de contato direto entre colaborador e cliente. O atendimento tem que ser excepcional, organizado, eficiente. Com a digitalização do seu PDV, você pode optar por algumas ferramentas, como:

  • Softwares funcionais e facilmente operados;
  • Painéis informativos, para informar festas, promoções, descontos e qualquer material promocional.
  • Ponto de autoatendimento, para evitar a demora de atendimentos;
  • Outras opções de pagamento, como por exemplo o pagamento via QR code, para aumentar o leque de opções do seu cliente.

Sempre é importante ressaltar que, para a digitalização do seu negócio acontecer de maneira efetiva, sua administração e processos internos têm que ser eficientes, e deve sempre acompanhar as tendências.

Para saber mais como podemos ajudá-lo a modernizar o seus processos internos, entre em contato conosco: https://elofort.com.br/#contato-elofort

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *