Terceirização pós-covid: Os desafios em busca das melhores parcerias

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Durante o período pandêmico, muitas empresas tiveram que reavaliar as prioridades, investir mais tempo em dinheiro naquilo que é o coração do negócio, e repensar alguns outros produtos e serviços, confiar mais em empresas terceirizadas. Agora, no pós-covid, essas tendências continuam. Mas, a forma de contrato, serviço e escopo mudaram.

De acordo com uma pesquisa realizada com 200 empresas globais com pegadas de TI, sobre as tendências da terceirização pós-pandêmica para CEOs, feito pela University of Auckland Business School, 96% das empresas desejam acelerar as transformações críticas ao negócio. Mas, ao mesmo tempo, 75% continuarão a cancelar ou atrasar projetos que não são mais prioritários.

Com isso, a relação com os fornecedores e parceiros também se transformou durante a pandemia. Durante a pandemia, muitos retratos foram renegociados principalmente no que diz respeito aos preços, escopo e modo de entrega.

Para uma parceria ser boa e duradoura, o grau de satisfação das empresas com os fornecedores deve ser alto. A tendência é que continue – as empresas fazendo menos e mais duradouras parcerias. Essa é a abordagem certa, ainda que seja mais cansativo e caro ter que balancear essa a realidade com poucas e realmente boas parcerias.

Além disso, é preciso se preparar para o futuro. Não só se preparar, contratualmente, para a entrada das parcerias, e sim para as entregas e resultados. Manter um bom relacionamento com eles, para a performance nos resultados.

Também é importante detectar quais são as lacunas da sua empresa. Entender quais são os recursos que devem ser trabalhados internamente, e quais são passíveis de terceirização, que não irão gerar uma dependência do serviço do parceiro para a viabilização total de projetos.

O fundamental é investir no relacionamento com os fornecedores e parceiros. Dessa forma, o coração do seu negócio irá funcionar de maneira muito mais fluida. Contrate quem é referência na área que você busca.

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Tendência que veio para ficar: A terceirização de frentes de trabalho em pauta

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Desde o início da pandemia, diversas empresas de diferentes segmentos tiveram que fazer uma grande gestão de custos para poderem se manter ativas. Em muitos dos casos, a redução do quadro de trabalhadores foi uma das alternativas. Entretanto, mesmo neste período, uma tendência aumentou: a terceirização de frentes de trabalho.

Mesmo com a perspectiva da retomada, que já vem acontecendo, da economia e das atividades de trabalho, a terceirização de mão de obra é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço, em diferentes frentes de trabalho. Principalmente em serviços de facilities, por exemplo.

E ainda que com alguns tipos de mercado perdendo sua força durante a pandemia, como no caso o “mercado soft”, de atividades desenvolvidas em centros de compras, shoppings e prédios corporativos, mas retomando agora, e ganhando força na tendência da terceirização, o mercado da indústria também é outra frente de força para seguir com esta inclinação.

Outro setor que teve seu aquecimento durante a pandemia foi a área de Tecnologia da Informação, devido à migração das práticas para quase integralmente online. Muitas empresas optaram por trazer mão de obra qualificada para projetos pontuais, poupando dinheiro, tempo e recurso, a fim de se manterem sempre ativas.

Sendo assim, a maior tendência do momento é a terceirização de mão de obra para voltar o foco para o objetivo principal das empresas, para que os custos sejam reduzidos, as perdas que a pandemia ocasionou possam ser diminuídas e o mercado consiga continuar se aquecendo.

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Os 4 pilares da Gestão Integrada e Otimização de Processos

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A burocracia do dia-a-dia das empresas é uma das coisas que, juntamente a outras questões, tomam mais tempo e recursos. É por isso que optar por seguir uma gestão integrada, que otimize todos os seus processos, é uma das soluções mais procuradas e aceitas por diversas empresas. 

Separamos os 4 pilares que sustentam a credibilidade da gestão integrada:

1- O ganho de tempo

Com serviços terceirizados, ou outsourcing, você consegue ganhar tempo – que é, sim, um dos recursos mais escassos da atualidade. Cada momento faz a diferença. Contratando uma empresa terceirizada que realiza serviços que não são o coração do seu negócio, você consegue ganhar tempo pensando em todos os indicativos que são importantes para o seu negócio funcionar.

2- Ganho de escala

Com serviços terceirizados integrados, que é uma nova proposta feita pelo Ministério da Economia. Dessa forma, a gestão contratual ganha, juntamente com a escala, que vai gerar uma economia no valor pago. É fazer mais e melhor, pagando menos por isso.

3- Integração é sinergia

Quando você integra mais de um serviço em um único contrato e prestador, é a representação de sinergia, já que várias atividades se relacionam ou são dependentes, como por exemplo: recepção e segurança, copa e limpeza.

Se estão sob o mesmo escopo, os direcionamentos são mais claros e orgânicos. Assim, a sinergia do fornecedor com a empresa vai acontecer também de forma mais natural.

4- Inteligência e tecnologia

Com uma visão pautada nos dados e na tecnologia, a melhor coisa é a viabilização de informações em tempo real, para acompanhamento e tomada de decisões mais rápidas e coerentes. É qualidade, rapidez, integração, traduzido no conforto e bem-estar de todos.

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Normas Regulamentadoras (NR´) serão modificadas e válidas a partir de Janeiro de 2022

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Aprovadas desde 2020, as Normas Regulamentadoras (NRs) entrarão em vigor a partir de janeiro de 2022. Estas Normas Regulamentadoras são um conjunto de normas técnicas direcionadas à saúde e à segurança do trabalho, em todas as atividades profissionais.

Essas normas interferem diretamente no trabalho, segurança e na qualidade de serviços das empresas terceirizadas. Para quem contrata empresas terceirizadas, é importante para a gestão de seu próprio negócio, também para se certificar de que as regras estão sendo seguidas de forma correta.

Para não correr nenhum risco em sua empresa, é importante que você saiba desde já as mudanças nas NRs 1, 7, 9 e 18, que são as que passam a valer em janeiro:

NR1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

Esta NR trata de e deve incluir o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), com avaliações de controle, com documentações, como o Programa de Gerenciamento de Riscos – que passa a ser obrigatório. Entre as mudanças, também estão as novas normas para os perigos e riscos do ambiente de trabalho, bem como um plano emergencial em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual), ME (MicroEmpresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte), a regra também muda. O MEI não precisa de PGR, assim como as ME e EPP de risco grau I e II que não possuem riscos ambientais, físicos, biológicos e químicos.

NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional poderá ter como responsável um médico que não é da área de segurança do trabalho.

Para MEI, ME e EPP, não há obrigação de elaborar o PCMSO. A partir de 2022, passa a ser obrigatório, entretanto, para estas empresas, o custeio de exames médicos ocupacionais admissionais, demissionais e periódicos de seus empregados, a cada 2 anos.

NR 9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos

Esta relação é em relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que deixa de ser obrigatório, e ao PGR, deverá ser mais técnico, estabelecendo as metodologias aplicadas aos riscos físicos, biológicos e químicos.

NR 18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção

Esta foi a norma que foi mais alterada. Para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no ambiente de trabalho na indústria da construção, passou a dar mais liberdade aos trabalhadores, com responsabilidade e segurança. Entre as principais mudanças, está a de que as construtoras passarão a ter a obrigação de elaborar um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil (PCMAT).

Sabendo de todas as mudanças em normas, estudamos e mantemos em nossa cultura a saúde e a segurança do ambiente de trabalho, para melhor atender a todos os nossos clientes. Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse: https://elofort.com.br/servicos/facilities/

6 Vantagens imediatas do Outsourcing no Varejo

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Em muitos momentos, uma empresa varejista pode acabar perdendo recursos humanos e materiais, tempo e dinheiro ao tentar solucionar um problema de sua empresa que não é sua atividade principal. Por isso, optam pelo Outsourcing para desburocratizar alguns processos internos, e focar somente no objetivo principal do seu negócio.

Com isso, existem algumas razões e vantagens para optar pelo Outsourcing na sua empresa varejista. Separamos 6 vantagens imediatas para você:

1- Contratação

Com o Outsourcing, você consegue optar por contratar ou não um novo funcionário. Isso quer dizer que você, gestor, sabendo como todo o funcionamento da empresa funciona e como é desafiador fazer o controle financeiro, pode optar por escolher uma empresa terceirizada, e terá, à sua disposição, uma gama de profissionais especializados para realizar as funções que, internamente, dependeria de recursos, tempo e talvez, uma equipe interna inteira para trabalhar.

2- Profissionais especializados

Como dito anteriormente, um só funcionário te dá acesso a uma limitada variedade de conhecimentos. Apostando em outsourcing, você terá acesso a uma empresa especializada, com diversidade de talentos e conhecimentos, focando no que é o objetivo da existência dela – deixando você focar no seu conhecimento.

3- Foco nas atividades empresariais

Empresas terceirizadas podem liberar o seu foco, que permite que você e sua equipe se concentrem na atividade principal a ser desenvolvida pela sua empresa. Desenvolver novas estratégias, novos planos e aperfeiçoar os processos.

4- Eficiência

Com o outsourcing, focando em áreas que sua empresa não domina tanto, você conseguirá aumentar sua produtividade e eficiência, oferecendo seus produtos e serviços com maior qualidade.

5- Custos

A terceirização irá diminuir os seus custos, permitindo que você libere o capital para investimento em outras áreas da sua empresa.

6- Vantagem competitiva

Alavanque o seu conhecimento e habilidade em toda a cadeia de suprimentos, tornando seu negócio mais flexível e ágil, capaz de se adaptar às mudanças e desafios do mercado ao mesmo tempo que proporciona redução de custos e melhorias no serviço.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a gama de serviços que oferecemos para o seu negócio: https://elofort.com.br/servicos/facilities/

Varejo no pós Covid-19: Ações para gestão de custos e produtividade

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Realizar uma gestão de custos positiva durante o período pandêmico foi uma das maiores dificuldades dos varejistas. Com lojas fechadas, migração em larga escala para modelos de negócios online, readaptação de pessoal devido a contaminação, tudo isso contou para a mudança na tendência varejista, e também afetou a produtividade de diversas empresas.

Identificar os custos que sua empresa tem é uma tarefa que um gestor deve fazer estrategicamente. Dessa forma, deve-se identificar e conhecer todas as operações e gastos. Para, assim, fazer uma contenção e adequação conforme as necessidades do negócio.

Com o aumento das vendas ativas em canais online, uma empresa baseada em lojas físicas só se manterá se migrar para esta saída, o digital. E, por isso, há uma grande tendência de contratação de colaboradores para atender a alta demanda do digital. Essas contratações também estão localizadas em Centros de Distribuição e também nos processos de Entrega de mercadoria.

Para isso, existem diversos serviços que podem ser terceirizados, que podem ajudar na sua gestão de custos e também na produtividade de seus funcionários. Como, por exemplo, o setor de facilities.

Os serviços de facilities são oferecidos por empresas especializadas, como nós, da Elofort, e incluem diversos serviços: recepção, limpeza, segurança, manutenção predial, entre outros.

Deixando estes serviços sob responsabilidade de quem é referência nisso, você consegue investir ainda mais na saúde do seu negócio, e em outras áreas da sua empresa que podem não receber tanto investimento ou atenção.

Isso vai elevar ainda mais a produtividade de toda a equipe, com uma empresa reorganizada, com um plano de contingência, funcionários seguros, e um negócio sustentável.