2022: Até onde a gestão de Facilities pode chegar?
Considerando o cenário de incertezas que o mercado passou pós-covid19, chegou o momento de discutir o futuro: até onde a gestão de Facilities irá chegar? Quão longe as empresas estão indo neste gerenciamento?
A tendência de organização de modelo operacional que leva a terceirizar a gestão dos facilities, para otimizar os custos e processos internos é cada vez mais crescente. É a combinação balanceada entre a internalização e a terceirização.
No setor da indústria, empresas de manufatura, alguns serviços são setores preferidos para terceirização: paisagismo, zeladoria, alimentação, segurança. Agora, alguns outros, como serviços pesados, manutenção de equipamentos, são geralmente internalizados.
No varejo, bancos e empresas não-manufatureiras, buscam bem mais o equilíbrio na gestão de facilities. Agora, se os benefícios não são alcançados, a tendência é a busca da terceirização dos facilities.
Além disso, na gestão de facilities, a estratégia de local de trabalho está se tornando uma ferramenta incrível para a manutenção de funcionários. Com espaços mais modulares, e baseados nas atividades, diminuem o espaço; ou o coworking, oferece flexibilidade e diminuição drástica de custos.
E, por último, estão apostando bastante na Internet das Coisas (IoT), pois a adoção de diferentes equipamentos habilitados para a IoT estão sendo estimulados para o gerenciamento de facilities. Como no caso da informática, à segurança, tudo para diminuir custos e voltar o foco para o core business.
Está com dúvidas em como você pode otimizar a empresa? Entre em contato conosco: https://elofort.com.br/#contato-elofort
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!